“Cada um paga a sua e a amizade continua”, o ditado dos boêmios de plantão evita confusões no encerramento de uma conta em bares ou restaurantes. Aquela saia justa de ter que pagar para os amigos distraídos ou ficar por horas calculando os valores pode ser resolvida com a comanda individual (a famosa cartela). Não é tarefa fácil encontrar estabelecimentos que topem separar o consumo da clientela, mas a jornalista Renata Monti garimpou dez locais certeiros na cidade!


Quem adora um boteco, pode marcar o happy hour em Os Imortais, em Copacabana. Além de contar com os benefícios do ChefsClub, os petiscos da casa são um bom motivo para passar por lá. Os bolinhos batem um bolão e em geral vêm com massa de arroz ou feijão e recheios dos mais variados, como rabada, camarão, alho poró e requeijão, frango, quatro queijos, carne seca com abóbora, entre outros. A carta de cervejas artesanais é sempre diversa.

O agito do bar Os Imortais, em Copacabana.

Se a noite estender, o point certeiro dos madrugadores é o Galeto Sat’s, parceiro do ChefsClub tanto em Copacabana quanto em Botafogo. Com a informalidade que lhe é peculiar, vale pedir o chope na calçada mesmo e se deliciar com os tenros franguinhos assados na brasa, o pão de alho crocante ou o coraçãozinho de galinha. Na hora que o sono bater, é só pegar sua comanda, sem depender daqueles que querem esticar mais um pouco.

Do hambúrguer ao taco, cada um pagando o seu!

Para os amigos ogros, que adoram um hambúrguer caprichado, o Casarão 1903, em Botafogo, oferece vantagens pelo ChefsClub. As pedidas saborosas passam pelo hambúrguer de ossobuco e bacon moídos, queijo gruyère e molho negroni no pão de aipim. Outra aposta reforçada e original é o hambúrguer de cordeiro, com maionese agridoce, queijo de cabra, granite de bacon e crocante de banana da terra. Na hora de matar a sede, aposte na carta de cervejas com cerca de 50 rótulos, além de cinco torneiras de chope.

No Guacamole, além da comanda individual, a animação é garantida até o último cliente sair.

O clima latino é garantido no animado Guacamole, mexicano com benefícios do ChefsClub não só no Jardim Botânico e Barra da Tijuca, mas também em Joinville, Floripa, Balneário de Camboriú, Porto Alegre e São Paulo. Não é difícil ver por lá mariachis cantarolando pelas mesas e fazendo brincadeiras com os clientes. Por isso, não vale levar aquele amigo tímido para passar vergonha. Mas vale ir com fome para degustar burritos, tacos, nachos, chillis e o guacamole da casa, assim como fazem no México. O brinde é regado a mojitos, piña colada, sangrias e doses de tequila. Tem também “cervejas”! Arriba!

Reunindo a galera na noitada

Quem gosta de música e clima “noitadinha” pode marcar a reunião no Teto Solar, em Botafogo. Seja ao som de jazz ou rock, dá para se deliciar com comidinhas gourmetizadas,  como o bolinho de queijo de coalho e alecrim ou os hambúrgueres artesanais. Os cervejeiros contam com 12 torneiras de chopes e os drinques são bem preparados, valem a investida. Contudo, pode ser um pouco barulhento para quem quer bater papo.

Os fãs de um lugar mais tranquilo podem curtir a bela vista do Jockey Club da Gávea com algumas opções interessantes. No Victoria Rio, parceiro do ChefsClub sob comando do chef baiano Marcones Deus, o salão é confortável e o cardápio pode ser combinado previamente para grupos de até 30 pessoas. Entre as pedidas refrescantes, roll de salmão com ovas de massago picantes ao vinagrete de maracujá.

A varanda do Victoria Rio – ambiente gostoso para curtir a noite com amigos.

De frente para a pista de corridas do Jockey, o Inverso Bar conta com um deque ao ar livre e uma proposta mais despojada, com drinques e petiscos. Como abre ao meio-dia, até oferece grelhados e saladas no almoço, mas os drinques e comidinhas são mais convidativos. Comece com dadinhos de tapioca e queijo coalho com geleia de pimenta ou as tiras de mignon com gorgonzola e cebola tostada com focaccia, para depois partir para opções mais encorpadas. Os drinques passam por clássicos como caipirinha de cachaça Seleta, aperol spritz e gin tônica. Aos finais de semana, rola DJ no final da tarde, então é melhor ligar antes para saber se não vai estar muito barulhento.

Continuando o nosso  tour com comandas, o restaurante Raro Bar e Grill, na Cobal de Botafogo, oferece pacotes para grupos de no mínimo 15 pessoas confraternizarem no final de ano. Uma das opções custa R$ 59 com cardápio sugerido de meio gurjão de frango e três bebidas (água, suco, refrigerante ou chopp) ou a batata frita com queijo e bacon e três bebidas (água, suco, refrigerante ou chopp). O pacote é válido para o mês de dezembro com reserva antecipada.

Quando o visual é um bônus

Na Marina da Glória, com um belo visual da Baía de Guanabara, há dois restaurantes que aceitam esquema de comanda. Os carnívoros de plantão devem apostar no Corrientes 348, com um salão também na Barra. Os cortes especiais e a parrilla garantem um churrasco caprichado. Para dividir, recomendo a combinação de carnes grelhadas: ojo del bife, asado de tira, bife de chorizo e corte especial do mês.

O badalado Bota Restaurante, onde a culinária italiana disputa a atenção com o visual da Baía de Guanabara.

O italiano Bota conta com um deque na área externa e um salão climatizado com decoração mais sofisticada. Para iniciar os trabalhos, há opções como tartare de peixe branco com tomates confit, creme de burrata e manjericão e a salada morna de vieiras, lulas salteadas, camarões e folhas orgânicas. Entre os principais, ossobuco ao vinho branco com temperos e risoto de açafrão. Os brindes podem ser com o Bota Martine, vodka Ketel One, maracujá, xarope de amêndoas e espumante (R$33) e Lotta, mistura de Tanqueray London Dry Gin, uvas verdes, maçã verde, manjericão, xarope de kiwi e suco de limão.

Curtiu nossa lista? Então agora anote os endereços, reúna a galera e aproveite os encontros de fim de ano, lembrando que… cada um paga o seu!


Bota Restaurante – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Avenida Infante Dom Henrique s\nº
Marina da Glória
(21) 2225-9418

Terça a sábado, de 12h às 0h. Domingos, de 12h às 22h.
.


Casarão 1903 – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Rua Marquês de Olinda, 94
Botafogo
(21) 2551-9749

Terça a quinta e domingo, das 17h30m à 1h. Sexta e sábado, 17h30m às 2h.
.


Galeto Sat’s Botafogo – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Rua Real Grandeza, 212
Botafogo

Diariamente, das 12h às 5h.

.


Galeto Sat’s – Copacabana – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Rua Barata Ribeiro, 7, Loja D
(21) 2275-6197

Diariamente, das 11h às 4h.

.


Guacamole Cucina Mexicana – Jd. Botânico – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Rua Jardim Botânico, 129
(21) 3178-3100

Diariamente, das 18h até o último cliente...


Guacamole Cucina Mexicana – Barra – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Avenida Olegário Maciel, 108
(21) 3178-0134

Diariamente, das 18h até o último cliente.

..


Os Imortais – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Rua Ronald de Carvalho 147
Copacabana
(21) 3563-8959

Sexta, das 17h às 2h. Sábado, das 15h às 2h. Domingo, das 15h à meia-noite. Segunda e terça, das 17h à meia-noite. Quarta e quinta-feira, das 17h à 1h...


Victoria Rio – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Rua Mário Ribeiro, 410
Lagoa
(21) 2540-9017

Sábado e Domingo, das 12h à 1h. Terça a sexta, das 19h à 1h.

.


Outros endereços de bares com comanda no Rio:

Corrientes 348 – Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, s/n (Marina da Glória). Telefone: (21) 2557-4027.
Funcionamento: Segunda a sábado, das 12h às 00h | Domingo: Das 12h às 20h30| Feriados: das 12h às 23h

Corrientes 348 – Barra da Tijuca
Av. das Américas, 7777, Shopping Rio Design Barra. Telefone: (21) 3648-7008
Funcionamento: De Segunda a Sábado, das 12h à 23h30. Domingo: 12h às 20h. Feriados: 12h às 22h.

Inverso Bar
Praça Santos Dumont, 31, Jockey Club Brasileiro, Gávea. Telefone: (21) 36879448.
Funcionamento: Segunda e Domingo, das 12h à 1h. Terça e Quarta, das 18h à 1h. Quinta a sábado, das 12h às 2h.

Raro Bar e Grill
Rua Voluntários da Pátria, 448, Cobal de Botafogo. Telefone: (21) 2537-8108.
Funcionamento, das 11h à meia-noite.

Teto Solar
Rua Paulo Barreto, 110 – Botafogo. Telefone: (21) 2541-1941.
Funcionamento: Quinta a sábado, das 18h às 2h.

Fotos: Reprodução

Renata Monti é jornalista gastronômica, autora do blog Viagem Gourmet, com dicas e relatos de suas experiências pelo Brasil e mundo. Escreve sobre comida e viagens há quase uma década em revistas e guias de prestígio no Brasil. Trabalhou por sete anos na redação de O Globo, além de colaborar com as revistas Gol e MasterCard Black. É autora do livro “Tô Frito – Uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha”, pela editora Rocco. Mora no Rio de Janeiro e atua com produção de conteúdo para marcas, mídias sociais e eventos. 


AINDA NÃO TEM CHEFSCLUB? BAIXE O NOVO APP E USE 1 MÊS GRÁTIS!

Comments

comments