queijo

A harmonização não é uma tarefa fácil. Mesmo que o vinho que você tenha escolhido seja muito especial, é necessário que realce o sabor do queijo e combine perfeitamente.

Para te ajudar, selecionamos 5 tipos de queijo encontrados em qualquer supermercado e sugerimos um estilo de vinho que dá match.

Brie

queijo brie

Queijo nobre com massa cremosa, lembra um pouco o sabor de nozes. É feito de leite de vaca e tem casca branca, recoberta por um mofo comestível.

Combina com vinhos brancos, como o de uva Chardonnay, ou vinhos tintos mais leves, como Pinot Noir ou Merlot.

Camembert

queijo camembert

Queijo forte, macio e feito com leite de vaca, era um dos preferidos de Napoleão. Tem a casca fina e aveludada com bolor branco.

Também combina com vinhos brancos, como o de uva Chardonnay, ou vinhos tintos mais leves, como Pinot Noir ou Merlot.

Gorgonzola

queijo gorgonzola

Com fama de ser um dos queijos mais antigos do mundo, tem sabor forte e contém fungos azul-esverdeados. De massa cremosa e macia, um pouco pastosa e quebradiça, dá match com qualquer vinho tinto e seco mais encorpado, tipo Malbec ou Cabernet Sauvignon.

Gouda

queijo gouda

Com gosto suave e buracos espalhados pela massa, é recoberto por uma camada vermelha que deve ser tirada na hora de comer.

Degustar com vinhos brancos, como o de uva Chardonnay, ou vinhos tintos mais leves, como Pinot Noir ou Merlot, faz a diferença.

Roquefort

queijo roquefort

Queijo azul produzido com leite de ovelha, tem uma casca natural muito saborosa.

Para ressaltar o sabor, é indicado os vinhos mais adocicados como vinhos espumantes ou vinho do Porto.

Curtiu? Agora já pode arrasar no próximo encontro de queijos e vinhos.

Comments

comments