Quando você ouve falar em cogumelo, o que te vem na cabeça? Aquele champignon do strogonoff? Comida japonesa? Aquele chá de cogumelo proibidão? 😵 Pois saiba que essa iguaria é super versátil e mega abundante na natureza.

Hoje o ChefsBlog vai mostrar a variedade de cogumelos que existem e as delícias que podem ser feitas com cada tipo.

 

Cogumelos são alguns dos itens mais populares da culinária moderna e hoje são encontrados com facilidade, mas nem sempre foi assim. No passado, o consumo acabava limitado aos locais onde eles cresciam naturalmente, mas hoje há muitos tipos que podem ser cultivados.

O gosto dos brasileiros pelos cogumelos vem se popularizando, mas nós ainda consumimos uma quantidade bem pequena se compararmos a outros países. Um brasileiro, por exemplo, come cerca de 160 gramas por ano, enquanto que um alemão consome quase 4 quilos anualmente.

Além das propriedades nutritivas e medicinais, o que alavancou a presença dos cogumelos nos nossos pratos foram seus sabores e aromas. Ainda que a variedade de cogumelos seja enorme, somente 10% de todos eles são comestíveis. Os outros 90% apresentam alguma característica tóxica, inviabilizando seu consumo.

 

Vamos conferir agora quais os principais cogumelos nós encontramos aqui no Brasil:

1. Cogumelo Paris ou Champignon.

Esse cogumelo branco é a primeira imagem que vem na nossa cabeça, parece um pequeno guarda-chuva com tonalidade que caminha entre o branco e o marrom claro. Foi um dos primeiros a serem colocados no mercado, geralmente em vidros de conserva. Além da conserva, ele também é oferecido fresco, possui um sabor suave e textura variada de acordo com o preparo.

O champignon fica ótimo em strogonoffs (tanto de carne como de frango) e fica muito bom também em risotos. Um risoto de cogumelo paris tem seu valor!

2. Portobello

Tem tonalidade escura e tamanho maior do que seus colegas comestíveis. O sabor também é suave, mas sua textura é um pouco mais dura, chegando a ser fibrosa, parecida com uma carne.

Os preparos mais populares são assados ou grelhados. Oferecê-lo grelhado em um prato é uma alternativa bem saborosa a proteína, o preparo não leva mais do que 10 minutos. Fica uma delícia com óleo e vinagre mais o toque de ervas e alho.

3. Maitake

Esse tem um formato particular quando é colhido: tem um formato de cone, com folhas sobrepostas. Ainda é pouco conhecido pelo público, mas tem um diferença incrível por seu sabor delicado e quase floral. Normalmente é servido em formato de lâmina ou como um pequeno leque. Sua origem é japonesa e é presença marcante nos pratos mais tradicionais da culinária nipônica.

Ainda assim, o maitake combina muito bem com a culinária italiana. O melhor exemplo dessa mistura é o gnocchi acompanhado de milho e gratinado na manteiga.

4. Shiitake

Lembrando um pouco a casa dos Smurfs e popularizado pela culinária oriental no Brasil, o shiitake é outro cogumelo de destaque. Encontrado com facilidade até mesmo em hambúrgueres, ele já foi adotado pelo brasileiro.

O shiitake já está tão bem inserido no nosso dia-a-dia que o prato que destacamos é o risoto de filé mignon e shiitake.

5. Trufa

Diferente dos demais cogumelos da lista, as trufas nascem embaixo da terra, numa profundidade de mais de 20cm. A coleta é complexa, pois elas só tem valor se retiradas sem danos da terra. São um dos alimentos consumidos há mais tempo pelos seres humanos e hoje são uma iguaria. Existem três tipos: a branca, a negra e a de verão.

Uma das receitas onde as trufas são destaque é o tagliolini com trufa. O Talharim deve ser servido com azeite trufado e lascas de trufa.

6. Morchella

Opção bastante popular na França e que está angariando fãs por aqui também. Esse cogumelo tem um formato cônico, mas a estrutura lembra favos de uma colmeia. O sabor é bem marcante e característico dessa variedade.

Uma receita que destaca bastante o sabor do cogumelo é o fricassê de frango com morchella. O prato é serviço com o frango e o cogumelo em lascas, acompanhado de um creme feito a base de vinho branco.

7. Shimeji

Junto com o shiitake, o shimeji foi outro cogumelo que pegou carona quando o país teve um aumento dos restaurantes orientais. O sabor que agrada a todos os públicos e a facilidade de preparo tornam o shimeji um sucesso! Quem já teve a oportunidade de provar uma bruschetta de shimeji sabe como ele é saboroso e tem uma textura super macia. O ingrediente é bem versátil e casa bem também em pratos principais, como o strogonoff com shimeji.

 

Aposto que você não sabia o quão versátil e gostosos os cogumelos podem ser, né? Conta pra gente seu tipo preferido e os pratos que você mais gosta com essa iguaria!

Comments

comments