molho italiano

Quem no mundo não ama uma massa tradicional acompanhada de um molho bem gostoso? São muitos sabores, texturas, ingredientes… mas será que você conhece os principais molhos italianos?

Confira:

 A la Norma

molhos italianos

É um molho italiano saudável e vegetariano, indicado para quem aprecia algo a mais do que o básico molho ao sugo. Ele leva berinjela, tomate, manjericão, pimenta calabresa e ricota.

Bolonhesa

Aqui no Brasil, o molho é feito com tomate e carne bovina, mas na Itália, o molho bolonhesa é também leva carne de porco. Ele combina perfeitamente com um queijo parmesão ralado ou fatiado.

Pesto 

Queridinho de muita gente, o molho pesto leva manjericão macerado com azeite, alho, sal e pinoli.

Alle vongole

molhos italianos

Vongole é uma concha comestível e de sabor ímpar. Os ingredientes básicos do molho tipicamente italiano são: alho, vinho branco, salsinha, azeite e podem ser servidos com tomate ou creme de leite.

Funghi

Para prepará-lo, é ideal usar o cogumelo seco italiano (hidratado em água morna por 20 minutos antes do preparo). Depois, o funghi é adicionado à mistura de bacon frito, azeite ou manteiga, creme de leite fresco e sal.

Carbonara

O nome veio da palavra carbone, que em italiano significa carvão. O prato era muito apreciado pelos trabalhadores de carvoarias da Úmbria, uma região da Itália. A receita leva queijo parmesão ou pecorino, toucinho picado, ovos, pimenta e azeite.

Puttanesca

molhos italianos

Com suposta origem em prostíbulos da Itália, o molho tem como ingredientes azeite, alho, pimenta seca, anchovas, alcaparras, tomate, azeitonas pretas e, algumas vezes, atum.

Sugo

Super conhecido, o molho italiano é à base de tomate, azeite e sal.

Matriciana

molhos italianos

Com mais de dois séculos de existência, o molho leva linguiça, cebolas cortadas finamente e um pouco de molho de tomate e pimenta..

Deu água na boca! Agora que você está craque, é só escolher o seu preferido e aproveitar.

Comments

comments