páscoa

A Páscoa é uma celebração mundial repleta de tradições e receitas diferentes ao redor do mundo, com costumes que agregam características de cada cultura e região.

Muito além do chocolate e do bacalhau, descubra como 8 países diferentes celebram o feriado:

Portugal

páscoa

É claro que nas comemorações de Páscoa de Portugal não poderia faltar o tradicionalíssimo bacalhau, mas ele não é o único prato da mesa porque o Folar ganha espaço nessa época, além dos chocolates e amêndoas.

Segundo a lenda, o sonho de Mariana, uma jovem aldeã, era se casar. Então ela fez um pedido para Santa Catarina e surgiram dois pretendentes: um fidalgo rico e um lavrador pobre.

No dia de Ramos, os dois se envolveram em uma luta e Mariana escolheu o lavrador. Como ficou com medo de um novo embate entre os dois, ela pediu à Santa Catarina que a paz reinasse e, em agradecimento, ofereceu-lhe flores.

Quando chegou em casa, a jovem encontrou um bolo com ovos inteiros ao lado das flores que havia oferecido.

Por esse motivo, o bolo se tornou um símbolo de celebração da reconciliação e da amizade.

Itália

O feriado de Páscoa na Itália dura até a segunda-feira e é chamado de “pasquetta”.

A cidade de Nápoles é conhecida por ter criado a Pastiera di Grano, uma torta tradicional  à base de trigo, ricota, açúcar e ovos, confeccionada seguindo tradições ancestrais.

França

Nada de peixinho e bacalhau. A refeição tradicional do domingo é o carneiro, preparado com vegetais da primavera, que é considerado um dos símbolos da Páscoa na França.

Grécia

Assim como na França, a comida tradicional de Páscoa na Grécia é o carneiro assado. Algumas pessoas tem o costume de tomar uma sopa feita com o estômago do animal, no domingo pela manhã.

Polônia

É comum no domingo de Páscoa servir um cordeiro talhado em manteiga. Na missa de domingo, cada família leva uma cesta com ovos cozidos e outros alimentos para que sejam abençoados

Bulgária 

páscoa

Na Bulgária, são servidos os pães pascais chamados kolache ou kozunak, com sabor semelhante ao do panetone.

O pão é decorado com número ímpar de ovos vermelhos e levado à igreja na madrugada de sábado para serem abençoados e dados aos amigos e familiares.

Após o almoço de Páscoa, cada pessoa da família pega um ovo e bate nos ovos dos outros. O último que ficar com o ovo inteiro terá um ano de sorte.

Inglaterra e Irlanda

páscoa

Tanto na Inglaterra quanto na Irlanda, o bolo de Páscoa é uma tradição desde a Idade Média. É feito com frutas secas e 11 bolas de marzipã no topo, que simbolizam os apóstolos de Jesus, exceto Judas.

Comments

comments