A “cena carnívora” brasileira tem se modernizado nos últimos anos. Já foi o tempo em que a única opção era o tradicional rodízio de carnes, com espetos circulando pelo salão e garçons insistentes oferecendo comida. Até mesmo casas super tradicionais se repaginaram, investiram em serviço apurado e equipamentos de primeira, como churrasqueiras a carvão “sem fumaça”, parrillas, char broiler, entre outros. A jornalista Renata Monti, a convite do ChefsBlog, trouxe deliciosas novidades desta nova fase das churrascarias no Rio de Janeiro!


No Rio, depois do triste fim da rede Porcão, uma nova geração de churrascarias surgiu com cortes especiais e bom custo-benefício. No Aterro do Flamengo, onde funcionava o Porcão, fincou pé a Assador Rio’s. A vista para a Baía de Guanabara é um grande atrativo para passar boas horas comendo e relaxando. As carnes são preparadas no carvão e na parrilla e servidas em esquema de rodízio ou porções (estas, apenas no bar). Entre os cortes mais pedidos, figuram tomahok, chorizo, bife ancho, bife de tira e assado de tira.

Carne suculenta no Corientes 348, com duas casas no Rio.

Ainda com vista exuberante, uma outra boa pedida é o Corrientes 348, localizado no complexo gastronômico na Marina da Glória e no Rio Design Barra. Do mesmo grupo do Assador, hoje a rede também administra quatro restaurantes em São Paulo e um em Dallas, nos Estados Unidos. O ambiente é agradável, com uma área de varanda com vista para os barcos na Marina e um amplo salão com ar refrigerado. A parrilla argentina é usada para cortes nobres, como ojo de bife, chorizo,  vacio e costelinhas de porco ao molho barbecue.

Veja também:
As melhores churrascarias no Rio de Janeiro com ChefsClub
Mês dos Namorados: ganhe um drink e concorra a duas passagens para Paris
A arte do churrasco na Fogo de Chão

Se você não curte salões grandiosos, certamente vai se sentir em casa no Ojo, localizado na Dias Ferreira, no Leblon, e no Shopping Rio Sul, em Botafogo. No Leblon, o clima é despojado, com luminárias laranjas e um largo balcão cortando o ambiente principal. Entre um drinque e outro, saem da cozinha tábuas de carnes suculentas guarnecidas de farofa de brioche, fritas crocantes e pão de alho. Me lembro de ter provado um assado de tira bem saboroso e com bom custo-benefício. Todo preparo é no char broiler. Os hambúrgueres chamam a atenção, com um naco enorme de Angus.

Bife de Chorizo do CT Boucherie, o clássico corte argentino, acompanhado por rodízio de acompanhamentos.

Entre os tradicionais que nunca saem de moda estão os CTs, do chef Claude Troisgros. Recentemente (e felizmente!), dois deles entraram para a lista de benefícios do ChefsClub. O CT Brasserie, do VillageMall, aposta em variedade na ala dos principais, que vão de linguado com banana caramelizada ao filé-mignon em crosta de alecrim. Uma marravilha!, como diria Claude. Já o CT Boucherie, no Rio Design Barra, conta com cortes especiais como Bife de Tira Black Angus, Bife de Chorizo Superior e Prime Rib. O cliente escolhe o corte e tem direito a um rodízio de acompanhamentos imperdíveis, como risoto, chuchu refogado, polenta frita, batatas, entre outros.

Ainda falando em tradição, uma das mais antigas da cidade é a Churrascaria Palace, fundada em 1951, em Copacabana. Em 2018, passou por uma repaginação com projeto de Chicô Gouveia. Ganhou painéis da fotógrafa Kitty Paranaguá, que retratam a história do Rio, além de um novo bar. O esquema de rodízio permanece, com o clássico corte “picanha borboleta”, criado ali ainda na década de 1980, e que virou hit Brasil afora. Os festivais de peixes, frutos do mar, carnes exóticas e lagosta fazem sucesso ao longo do ano.

A Mocellin Steak, na Barra da Tijuca, tem rodízio de acompanhamentos sob demanda, servidos na mesa.

A Barra concentra algumas das churrascarias mais queridas e tradicionais do Rio. Além do clássico Barra Grill e suas duas décadas de grelha e carvão (e o famoso rodízio com 25 opções de cortes), a Fogo de Chão (com benefícios para sócios ChefsClub) localizada no CasaShopping, oferece os 18 melhores cortes de carne do mundo, além de uma adega central com 350 rótulos de diferentes regiões do planeta. Já na Mocellin Steak (também parceira do ChefsClub), os cortes são preparados na parrilla e servidos em travessas, junto com acompanhamentos sob demanda, pedidos diretamente na mesa.

Tábua coletiva do Pobre Juan, com os melhores cortes para serem compartilhados.

Para os carnívoros profissionais, o Rio ainda oferece opções sofisticadas como o famoso Rubaiyat, do grupo Figueira Rubaiyat, e o Pobre Juan, no VillageMall, com benefícios ChefsClub todos os dias no almoço e no jantar. Outras novidades modernas fazem sucesso, como o Malta Beef Club, Beef Bar Escondido, Maria e o Boi, Tragga, entre outros.

Veja também:
10 bares e restaurantes com comanda individual no Rio


SERVIÇO

CT BRASSERIE – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Av das Américas, 3.900 – Village Mall – Barra da Tijuca

  • Sócio ChefsClub tem até 25% de desconto. Consulte no app dias e horários disponíveis!

 


CT BOUCHERIE – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Av das Américas, 7.777 – Rio Design Barra – Barra da Tijuca

  • Sócio ChefsClub tem até 25% de desconto. Consulte no app dias e horários disponíveis!

 


FOGO DE CHÃO – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Avenida Ayrton Senna, 2150 – CasaShopping – Barra da Tijuca

  • Sócio ChefsClub tem 30% de desconto sob o valor integral do rodízio completo.
    Consulte no app dias e horários disponíveis!

 


MOCELLIN STEAK – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Av Armando Lombardi, 1010 – Barra da Tijuca

  • Sócio ChefsClub tem 25% de desconto.
  • Consulte no app dias e horários disponíveis!
    .
    .
    .

POBRE JUAN – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Av das Américas, 3.900 – Village Mall – Barra da Tijuca

  • Sócio ChefsClub tem 30% de desconto.
  • Consulte no app dias e horários disponíveis!

 

 


Assador Rio’s
Avenida Infante Dom Henrique, s/n°, Aterro do Flamengo.
Telefone: (21) 3090-2208
Segunda a sábado, das 12h à 0h. Domingos e feriados 12h às 22h30.

Barra Grill
Avenida Ministro Ivan Lins, 314, Barra.
Telefone: (21) 2493-6060
Diariamente, do meio-dia às 23h.

Corrientes 348 – Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, s/n (Restaurante 103).
Telefone: 2557-4027
De segunda a sábado e feriado, das 12h à 0h. Domingos, das 12h às 20h30.

Corrientes 348 – Barra
Rio Design Barra: Avenida das Américas 7777, Loja 147-A. Barra da Tijuca
Telefone: 3648-7008
De segunda a sábado e feriado, das 12h à 0h. Domingos, das 12h às 20h30.

Churrascaria Palace
Rua Rodolfo Dantas, 16, Copacabana.
Telefone: (21) 25415898.
Diariamente, do meio-dia à meia-noite.

Ojo
Rua Dias Ferreira, 247, Leblon.
Telefone: (21) 3598-8714

Fotos: Reprodução

Renata Monti é jornalista gastronômica, autora do blog Viagem Gourmet, com dicas e relatos de suas experiências pelo Brasil e mundo. Escreve sobre comida e viagens há quase uma década em revistas e guias de prestígio no Brasil. Trabalhou por sete anos na redação de O Globo, além de colaborar com as revistas Gol e MasterCard Black. É autora do livro “Tô Frito – Uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha”, pela editora Rocco. Mora no Rio de Janeiro e atua com produção de conteúdo para marcas, mídias sociais e eventos. 


AINDA NÃO TEM CHEFSCLUB? BAIXE O NOVO APP E USE 1 MÊS GRÁTIS!

Comments

comments