Acabaram as lágrimas: a cebola que não faz chorar já é realidade no Brasil!

Isso mesmo! Desenvolvida pela multinacional alemã Bayer, essa nova variedade de cebola já começou a ser colhida por produtores de São Paulo.

Chamada de “dulciana”, por ser um pouco mais doce do que as cebolas comuns, ela não tem um cheiro forte, não faz os olhos lacrimejarem ao ser cortada e tem um sabor mais suave e sem ardência mesmo comendo crua.
Ou seja, é o Rodrigo Hilbert das cebolas! 😂

Melhoria Genética

Plantação de cebola

Plantação de cebola

Depois de mais 20 anos de pesquisas, estudiosos finalmente conseguiram diminuir a quantidade de enxofre que é liberado quando a cebola é cortada, substância que é a responsável pelo ardor que sentimos.
Essa mudança começou com a avaliação das diversas espécies de cebolas presentes no mercado e, depois, com a seleção das que apresentavam algumas características específicas, como mais açúcares, menos acidez e menos enxofre.
Depois foi feito um cruzamento entre as espécies selecionadas e o resultado foi testado para avaliar os índices de produtividade e resistência a doenças do campo.

A Bayer informou que não há diferenças nutricionais entre a dulciana e outras variedades convencionais de cebola disponíveis no mercado brasileiro.

Benefícios da Cebola

Não só a nossa nova amiga dulciana, mas as cebolas comuns também apresentam vários benefícios para a saúde, como a melhora na circulação, o combate à prisão de ventre e o controle da glicemia.
A cebola também previne o envelhecimento da pele pois possui vitaminas A, C e E, que têm potencial antioxidante e atuam na produção de colágeno. E, além de consumir a cebola na alimentação, dizem que massagear a pele com o suco fresco da cebola também melhora o aspecto geral do tecido cutâneo. Parece doideira, mas não custa tentar, não é?!

Ah, você também já deve ter ouvido falar que a cebola ajuda a prevenir o câncer. Acredite, é verdade! Uma série de estudos têm comprovado que os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem evitar o crescimento de determinados tipos de câncer, entre eles os de cólon, estômago, ovário e laringe.

Dicas

Se você ainda não teve o prazer de encontrar com a dulciana nos supermercados, o ChefsBlog dá algumas dicas de como cortar cebola sem chorar:

Dica 1: Mantenha a cebola já descascada na geladeira por 2 horas antes de cortá-la.

Dica 2: Corte as pontinhas da cebola, descasque e deixe na água por 1 hora antes de cortá-la.

Dica 3: Use óculos de natação ao cortar cebolas (essa não tem como dar errado!).

Dica 4: Deixe esse negócio de cortar cebola pra lá e vai almoçar em um restaurante com ChefsClub, o que é bem mais prático. 😍

Comments

comments