Comer é bom em qualquer estação do ano. Mas o inverno certamente abre o nosso apetite para comidas mais suculentas e encorpadas. Quem aí não pensa em massas, sopas, caldos, fondue, costela, polenta… Aproveitando as temperaturas mais amenas, a jornalista Renata Monti garimpou as comidinhas mais quentes da temporada no Rio, com benefícios ChefsClub, claro! 


Com vista para a orla de Ipanema, o italiano Masserini Osteria Di Mare fica no segundo andar do Hotel Sol Ipanema. O cenário tropical é ótimo para quem quer fugir do frio, em ambiente super tranquilo. Para este inverno, o restaurante aposta em pratos com costela, como pappardelli, massa fresca feita na casa com ragu. Tem ainda a costela de porco cozida em baixa temperatura com risoto de açafrão e o filé de costela Ribeye com molho mostarda e batata doce. Para fechar, uma dica imperdível: os mini churros com caldas de chocolate, doce de leite e creme inglês.

Risoto de açafrão e pangranato com costela de porco cozida em baixa temperatura, do Masserini Osteria.

Ainda no time dos que amam costela, o restaurante A Melhor Costelinha do Mundo, no Centro e em Jacarepaguá, já dá pistas de sua fama pela cidade. E para melhorar, conta com os benefícios ChefsClub. O ambiente é descolado, mas o que importa ali é a costela, servida em diferentes versões. Desde acompanhamento para o pão de queijo ao recheio para os pastéis de angu, até a tradicional costela cozida em baixa temperatura, que derrete na boca, e a versão pururuca, que faz “croc”.

E quem não ama um fondue no friozinho? É só Julho chegar para diversos restaurantes no Rio aderirem à moda do prato suíço. O Maguje, de frente para a pista de corridas do Jockey acaba de lançar para a temporada o fondue de queijo com ciabatta, e o de chocolate, servido com morango, uva, banana e melão (os clientes que pedirem os dois, ganham 20% de desconto). Para quem prefere um caldo, são três opções de cremes: abóbora com gorgonzola, baroa com alho poró e mix de cogumelos.

Fondue de chocolate do Maguje é servido com frutas da estação.

No Tragga, também com benefícios ChefsClub no FashionMall, o Festival Nordestino traz caldinhos para abrir o apetite, como o de abóbora ou baroa com linguiça ou camarão. Em seguida, é só partir para os grelhados premium, como bife de chorizo, ojo de bife, shoulder steak, bife de ancho, salmão, filé de tilápia e frango crocante (recheado com queijo).

E, claro, nos orientais, os preparos suculentos chegam com tudo. O tradicional Azumi, em Copacabana, já deu a largada do seu 3º Festival de Lamen. A chef Alissa Ohara é a responsável pelo preparo do tradicional macarrão japonês, servido num delicioso caldo quentinho com carnes, vegetais e outros ingredientes. Para a temporada, são oito receitas. Entre as inéditas, está o Curry lámen, com caldo de galinha e porco com curry e topping de chashu e ovo. Outra novidade é o Tonkotsu lámen  preparado com caldo de porco, rico com vegetais do dia e molho picante à base de alho.  Tem ainda o exótico Ethinic lámen, uma opção com frango no vapor de sakê, coentro e caldo de galinha e porco cítrico. Por fim, entra em cena exclusivo Tanuki lámen, com caldo de galinha e porco com tenkasu, com casquinha de tempura.

Festival de Lamen do Azumi, em Copacabana.

Os amantes de massas italianas têm também boas pedidas para a estação. O Bota Restaurante, com benefícios ChefsClub, acaba de lançar um capítulo de calzones no cardápio. Da varanda debruçada para a Marina da Glória, é possível pedir um bom vinho para apreciar as massas artesanais recheadas com quatro queijos, molho de tomate, mozzarella, parmesão, gorgonzola e Catupiry. Tem ainda mix de cogumelos, com molho de tomate, mozzarella de búfala, shitake, shimeji, Paris e Portobello, manjericão, tomate confit e tomilho fresco.

Pela lista, há bons motivos para se aquecer neste inverno.


SERVIÇO

Azumi
Rua Ministro Viveiros de Castro, 127 – Copacabana
Tel: (21) 2295-1098.

Bota Restaurante
Av. Infante Dom Henrique, s/n – Marina da Glória
Tel: 21 2225-9418.

Maguje
Rua Jardim Botânico 1003, Jardim Botânico
Tel: (21) 99895-2032.

A Melhor Costelinha do Mundo – UpTown
Avenida Ayrton Senna, 103 103 – Jacarepaguá

Masserini Osteria di Mare
Av. Vieira Souto, 320, sobreloja, Ipanema
Tel: 21 2521-6464.

Tragga – Fashion Mall
Estrada da Gávea, 899 – São Conrado

Fotos: Reprodução

Renata Monti é jornalista gastronômica, autora do blog Viagem Gourmet, com dicas e relatos de suas experiências pelo Brasil e mundo. Escreve sobre comida e viagens há quase uma década em revistas e guias de prestígio no Brasil. Trabalhou por sete anos na redação de O Globo, além de colaborar com as revistas Gol e MasterCard Black. É autora do livro “Tô Frito – Uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha”, pela editora Rocco. Mora no Rio de Janeiro e atua com produção de conteúdo para marcas, mídias sociais e eventos. 


AINDA NÃO TEM CHEFSCLUB? BAIXE O NOVO APP E USE 1 MÊS GRÁTIS!

Comments

comments