Rápido, prático e amado por todos, o macarrão não é um prato difícil de se cozinhar, mas é importante ficar atento a algumas dicas importantes para fique digno de uma “nonna”.

1 – Muita água, sal e sem óleo

O ideal é colocar na panela 1 litro de água para cada 100g de massa, nada de economizar.

O sal deve ser adicionado na água logo que ela começar a ferver e, em hipótese alguma, utilize óleo ou azeite (exceto para as massas recheadas). Ele só serve para deixar o macarrão pesado!

 2 – Macarrão inteiro e na água fervente

O macarrão só deve ser colocado na água quando ela estiver fervendo. E não quebre as massas: coloque-as inteiras e vá mexendo até que amoleçam e caibam na panela.

3 – “Al dente”

O ponto perfeito do macarrão é o “al dente”: massa cozida e firme.

Cada tipo tem o seu tempo ideal de cozimento e é super importante ficar atento nas instruções da embalagem. As massas frescas geralmente cozinham um pouco mais.

4 – Escorra, coloque o molho e sirva rapidamente

Macarrão bom é aquele que acabou de sair da panela. Se a sua massa já ficou pronta, escorra sem lavar com água fria, misture o molho e sirva.

Caso o prato não tenha molho, é importante colocar um fio de azeite no macarrão para que ele não grude.

5 – E se sobrar?

O macarrão não é aquele tipo de comida para o dia seguinte. Mas, se sobrar, guarde a massa fria na geladeira e coloque rapidamente numa panela com água fervendo quando for reutilizar.

Pronto! E que tal fazer a sua própria massa em casa?

 

 

Comments

comments