No início da pandemia, a revista Científica New England Journal of Medicine publicou um estudo analisando a resistência do Coronavírus em diferentes superfícies… Entre elas o plástico e o papelão, que normalmente são os materiais onde recebemos nossa comida por delivery. No primeiro, o vírus pode ficar por até 3 dias, enquanto no segundo a resistência é em torno de 24h.

Calma, existem formas bem práticas de higienizar as embalagens e continuar a pedir delivery com segurança! Veja algumas soluções indicadas por especialistas:

  1. Você pode misturar 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária. Molhe um paninho, torça e passe em toda a embalagem”. Dica do biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.
  2. Se preferir não usar água sanitária, saiba que o detergente comum já é capaz de matar o vírus em superfícies. Por isso, ao receber sua compra ou produtos do mercado, mergulhe uma esponja ou pano em uma solução de água e sabão, e limpe todas as embalagens. 

Mas só as embalagens oferecem risco?

Não, existem alguns cuidados adicionais que você pode tomar, para reduzir o risco de se contaminar.

  • Ao receber sua comida, receba o entregador de máscara. Caso não tenha feito o pagamento pelo app, tente fazer o pagamento por aproximação na maquininha, assim você reduz a chance de entrar em contato com mais uma superfície.
  • Caso pague com cartão, não esqueça de lavar as mãos/passar álcool gel, além de higienizar o cartão.
  • Abra as sacolas/pacotes sobre uma superfície. Retire as embalagens e higienize uma a uma, com a solução acima. Cada embalagem deve ser colocada sobre outra superfície já limpa. 
  • Jogue fora imediatamente as embalagens externas. 
  • No caso de pizzas, que tal passar para uma assadeira? Assim você já descarta a embalagem que veio da rua.
  • Se o seu prato for quente, vale dar uma leve esquentada no forno.
  • Limpe a superfície onde apoiou as embalagens e lave bem a mão.

Prontinho, agora aproveite cada pedacinho da sua refeição!

Obs: Para o caso de produtos que vão à geladeira imediatamente, vale a mesma regra: higienizá-los antes de guardar.

Comments

comments