pizza

Dia 10 de julho é comemorado o dia da pizza aqui no Brasil, uma delícia apreciada por todo mundo que seja apaixonado por massa, queijo e comer bem. 🍕

A escolha do dia

A data foi escolhida em 1985, pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, durante um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de muçarela e margherita (os meus dois sabores preferidos).

Mas você sabe onde a pizza foi inventada? Não, ela não é uma criação dos italianos como você deve estar pensando, viu…

Origem da pizza

Acredita-se que os egípcios foram os primeiros a misturar trigo e água para assar em fornos rústicos.  A massa era chamada de “pão de abraão”, muito parecida com os pães árabes atuais.

Outra hipótese é de que foram os gregos inventaram a pizza porque faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Que louco!

Por causa das cruzadas, essa mistura foi parar em Nápoles, na Itália, sofreu algumas melhorias e deu origem à “piscea, um disco de massa assada com ingredientes por cima.

Servida por ambulantes e com ingredientes simples, a receita era usada para saciar a fome dos italianos, principalmente a parte mais pobre da população.

Só que estamos falando da pizza, né? A fama dessa gostosura correu o mundo e ela veio parar no Brasil, por meio dos imigrantes italianos. Começou em São Paulo e foi conquistando todo o país.

Curiosidades

  • A pizza que comemos hoje com molho de tomate, queijo e outros recheios teve origem em Nápoles, na Itália.
  • O World Championship Pizza é um campeonato que elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. ❤️
  • A pizza de margherita foi criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito. Ele foi incumbido de criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita de Sabóia e uma de suas pizzas foi inspirada nas cores da bandeira italiana. O verde é representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho pelo tomate.

Agora chega de conversa e vamos comemorar! Já escolheu o seu restaurante preferido?

Comments

comments