No ChefsBlog todo tipo de comida deliciosa tem sempre um lugar, então não podíamos deixar de falar do Dia de Ação de Graças e de seus pratos fantásticos.

Pra não falarmos da comida logo de cara, aqui vai um pouco de história.

Esse dia, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é originalmente dedicado a agradecer a Deus pelas coisas boas que aconteceram através de orações e comemorações. A primeira celebração foi feita em 1621 por colonos da região da Nova Inglaterra que tiveram uma boa colheita, mas a festa só ganhou caráter oficial em 1941, quando o ex-presidente americano Franklin Roosevelt decretou a quarta quinta-feira do mês de novembro como o dia de Thanksgiving. Além dos Estados Unidos, outros lugares que comemoram esse dia são Canadá e algumas ilhas do Caribe.

Desfile do Dia de Ação de Graças

Hoje em dia, muito famoso pelos desfiles, espetaculares jogos de futebol americano e a Black Friday, o Dia de Ação de Graças ainda carrega uma grande solidariedade e espírito de partilha, com destaque para imensos banquetes. Então essa é a deixa perfeita para falarmos dos pratos tão incríveis dessa data!

Peru (Turkey)

O delicioso peru tem duas opções de como ser preparado. Pode ser assado ou frito por imersão, sendo geralmente servido inteiro, com farofa ao seu redor ou em seu recheio. Esse prato é a estrela do jantar!

Tradicional peru de dia de ação de graças

Recheio (Stuffing)

Caso não seja a farofa, o recheio do peru pode ser o stuffing, um mix de pão picado com temperos, cebola, entre outros ingredientes. Pode ser servida como acompanhamento também.

Purê de batatas (mashed potatoes)

Para acompanhar o prato principal, o purê pode vir na forma tradicional que conhecemos ou com ingredientes especiais para se tornar ainda mais delicioso. Adições de bacon, alho, cebola e queijo também são comuns.

Purê de batatas

Molho de carne (gravy)

O gravy é comum nos países colonizados por ingleses e também é servido nessa data, para ser derramado sobre o peru. Aliás, o molho é feito à base da gordura do próprio peru. Depois, adiciona-se manteiga, farinha (para dar consistência) e temperos.

Torta de abóbora (pumpkin pie)

Já partindo para as sobremesas, a torta de abóbora é também muito tradicional na data. Ela geralmente tem como ingredientes ovos, farinha, açúcar, canela, essência de baunilha, entre outros.

Torta de abóbora

Compota/geleia de oxicoco (cranberry sauce)

O cranberry (conhecido em português como oxicoco, arando-vermelho ou mirtilo-vermelho), é utilizado como o ingrediente principal da compota (ou geleia) servida no Thanksgiving. Ela ainda pode acompanhar os alimentos salgados no prato, para dar o contraste agridoce ao paladar.

 

E aí, já comprou sua passagem pra comemorar pessoalmente o Dia de Ação de Graças no ano que vem? 😉

Comments

comments