Conheça A Pão de Queijaria
Conheça A Pão de Queijaria
Conheça A Pão de Queijaria
Conheça A Pão de Queijaria
Conheça A Pão de Queijaria
Conheça A Pão de Queijaria
Conheça A Pão de Queijaria
Conheça A Pão de Queijaria

No bairro Savassi, o coração de Belo Horizonte, fica o A Pão de Queijaria: um café/restaurante aconchegante e com jeitinho bem mineiro.

À frente da operação estão os amigos Mário Santiago e Lucas Parizzi. Os jovens mineiros inovaram, em 2014, criando uma casa especializada em pão de queijo e agora lançam um cardápio novinho e surpreendente!

Eles garantem que o pão de queijo é democrático e agrada a gregos e troianos. Não é à toa que o A Pão de Queijaria é um dos restaurantes mais visitados do nosso clube!

ChefsClub – Como surgiu a ideia de abrir uma casa com um DNA tão mineiro?

Mário – Bebemos na água da inovação. Eu e o Lucas nos conhecemos na INOVA (incubadora de empresas da Universidade Federal de Minas Gerais) e foi lá também nosso primeiro contato com o empreendedorismo. Algum tempo depois nos reencontramos e queríamos investir em algo diferente, inovador. Aí surgiu a ideia do A Pão de Queijaria.

ChefsClub – Mas já existia entre vocês alguma receita clássica de pão de queijo?

Lucas – Toda família mineira tem uma receita clássica, mas no caso do A Pão de Queijaria pegamos as melhores receitas das nossas famílias e criamos uma receita única. A essência são as receitas familiares, mas com o que julgamos melhor de cada uma delas.

Mário – A avó do Lucas inclusive é nossa concorrente porque ela vende um pão de queijo incrível para os vizinhos (risos)!  Mas o método de preparo que temos hoje é nosso e demoramos cerca de um ano para chegar até o ponto ideal.

ChefsClub – Para que o pão de queijo saia perfeito, o que é mais importante?

Mário – É o saber fazer, a sensibilidade. Temos uma receita base, mas ela muda todos os dias já que o polvilho nem sempre é o mesmo, nem o queijo. A Cidinha (responsável pelo preparo da massa desde a abertura da casa) aprendeu o padrão do preparo e tem essa sensibilidade. A qualidade dos ingredientes é muito importante, claro, mas é preciso saber do que a massa precisa.

 

ChefsClub – A casa está de cardápio novo. De onde partiu a inspiração para os novos pratos?

Mário – Sentimos que poderíamos oferecer mais para os nossos clientes. Em 2016, ampliamos a loja e veio a vontade de mudar também o cardápio.  Em parceria com o chef Jaime Solares (Borracharia Gastrobar), fizemos, no ultimo mês, um cardápio que usa o pão de queijo em diversas outras aplicações. Agora, além de recheado, o pão de queijo aparece como crouton para salada, como panqueca, em forma de farinha e até sorvete.

Chefs Club- E qual o preferido do cardápio?

Lucas – Os clássicos da casa são o pão de queijo com linguiça e o “Chovinista”, recheado com pernil.  Eles já faziam parte do cardápio antigo e continuam no novo. Os novos sabores ainda estão sendo apresentados para os clientes, mas minha indicação é o “MFC -Mineiro Fried Chicken” (frango empanado, molho picante e quiabo… hummm!). Foi servido no festival de Tiradentes e teve uma aprovação muito grande.

ChefsClub – A casa não se destaca só pelo pão de queijo incrível, mas pela relação com os pequenos produtores mineiros. Como essa parceria está presente no A Pão de Queijaria?

Mário – Esta era uma premissa nossa, fazia parte do nosso modelo de negócio. Tanto no início como agora, no desenvolvimento do novo cardápio, buscamos esta aproximação com pequenos produtores e fornecedores que tenham essa pegada artesanal. Inclusive na parte de cafés! Valorizamos muito o pão de queijo, mas existe um planeta que orbita ao redor do pão de queijo que é o café.

ChefsClub – Por ser uma iguaria mineira, vocês devem atrair pessoas de todo Brasil e do mundo. Como é a aceitação dos estrangeiros com o pão de queijo?

Mário – Geralmente pratos típicos de outros países causam estranhamento, mas com o pão de queijo é diferente. O gringo que tem oportunidade acaba voltando. Também oferecemos um cardápio em inglês, o que ajuda na experiência. O pão de queijo tem o potencial de se tornar um croissant (risos), é democrático.

ChefsClub – Para fechar, qual a dica para quem está pensando em abrir um café/restaurante?

Mário – Faça uma autorreflexão, pense se você esta preparado. Restaurante é uma empresa e existem muitos “aventureiros” no ramo. Você está preparado para ser dono de uma empresa? Um segundo ponto é ter um proposito forte, é preciso gostar muito. E, por último, trabalhar muito, pois os resultados são fruto de trabalho.

Lucas – O fator psicológico também é muito importante: não se apegue às críticas, nem as extremamente positivas, nem as extremamente negativas. É importante filtrar.

 

Quer saber mais sobre o A Pão de Queijaria?

Instagram: @apaodequeijaria

Por Luiz Felipe Coelho Seabra.

Comments

comments