O nome “Petit Gâteau” já diz tudo: “pequeno bolo” (embora na França esta delícia seja conhecida como “fondant au chocolat”). Mas esse não é qualquer bolinho – tem que ter uma casquinha crocante e o recheio com consistência de calda. Descubra como um erro deu origem à sobremesa mais desejada do mundo!


Talvez você só conheça o mais tradicional Petit Gâteau: o de chocolate! Mas como não trabalhamos com paladar conservador, descobrimos que esta maravilhosa sobremesa se multiplicou em uma infinidade de variações, como doce de leite, goiabada, chocolate branco, café… Pra acompanhar, sorvete costuma ser o par perfeito dessa delícia, por provocar aquela sensação diferente do encontro do quente com o gelado.

Receita tradicional do restaurante Seu Cristóvão (RJ)

Como surgiu o Petit Gâteau?

Embora a gente sempre acerte na escolha da sobremesa, saiba que o Petit Gâteau na verdade foi o resultado de um erro de produção. A origem do bolinho tem duas versões: uma americana e outra francesa, mas nas duas um “acidente” virou um sucesso.

Gran Gâteau à Paloma Bernardi, invenção do restaurante Paris 6.

Na americana, um chef aprendiz aqueceu demais o forno para assar bolinhos australianos. Quando se deu conta, a casca estava crocante, mas a massa interna ainda crua. Os clientes adoraram. Na versão francesa, também por acaso o chef francês Jean-Georges Vongetrichten radicado em Nova York, errou feio na quantidade de farinha, mas serviu mesmo assim, para alegria dos presentes no restaurante.

De um jeito ou de outro, a única coisa que se sabe é que, por um feliz erro do universo, essa combinação mágica de temperatura e ingredientes deu origem a uma das sobremesas mais pedidas aqui no Brasil. Uma curiosidade: parece que quem introduziu o Petit Gâteau nos menus brasileiros foi o chef Erick Jacquin, francês radicado em São Paulo, famoso também por integrar o júri do programa Masterchef Brasil.


Quer experimentar esta sobremesa em todas as suas versões? Confira a seleção de parceiros que incluíram o Petit Gâteau no cardápio, com suas próprias receitas!

Le Bife – São Paulo

R. Pedroso Alvarenga, 1088 – Itaim Bibi
São Paulo – SP
(11) 4324-0783

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


Paris 6 – Rio de Janeiro

Rua Aníbal de Mendonça, 112 – Ipanema
Rio de Janeiro – RJ
(21) 3986-8118

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


Tartar & Co – São Paulo

Av. Pedroso de Morais, 1003 – Pinheiros
São Paulo – SP
(11) 3031-1020

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


Fogo de Chão – Brasília 

SHS Quadra 5, Bloco E – Asa Sul
Brasília – DF
(61) 3322-4666 

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


Seu Cristóvão – Rio de Janeiro

Rua São Cristóvão, 291 – São Cristóvão
Rio de Janeiro – RJ
(21) 3860-5278 

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


Fotos: Divulgação dos restaurantes.

AINDA NÃO TEM CHEFSCLUB? BAIXE O NOVO APP E USE 1 MÊS GRÁTIS!

Comments

comments