Falar sobre pizza renderia assunto pra um livro – ou um blog – inteiro. A iguaria é unanimidade entre o público, mas quando se pensa no sabor favorito, é difícil chegar a um senso comum. Além das combinações mais tradicionais, receitas super inusitadas vêm ganhando os cardápios pelo mundo e desafiando o paladar dos loucos por pizza.

Nem os italianos, responsáveis por difundir a cultura de apreciar pizza, quanto os gregos, apontados como os possíveis criadores reais da preparação que deu origem ao prato, poderiam imaginar o quão longe se poderia chegar ao inventar novos sabores! Mas depois de seis mil anos de história, a redonda está mais moderna do que nunca.

E quais são as pizzas campeãs de pedidos? Apesar das preferências individuais, o gosto por determinados sabores são notados de acordo com cada região. Segundo um levantamento feito no ano passado, os sabores mais pedidos ainda são os mais tradicionais. Entre os paulistas é a mussarela; tanto no Rio de Janeiro quanto em Porto Alegre a queridinha é de Calabresa; em Belo Horizonte, marguerita é o campeão; já a pizza portuguesa é a mais desejada pelos soteropolitanos.

Leia também:
O que a sua pizza preferida revela sobre a sua personalidade?
Um garimpo pelas pizzas artesanais no Rio de Janeiro
Conheça a origem da comida mais amada do Brasil

Mas a criatividade também rola solta por aqui e os brasileiros não deixam nada a desejar no quesito pizza diferentona. Se ao redor do globo é possível experimentar redondas com recheio de ostras, algas, feijão ou ovo frito, por exemplo, no Brasil você também pode arriscar algumas escolhas exóticas. Tem desde pizza de hambúrguer e de hot dog até a versão doce com ovo de páscoa, para quem quer radicalizar.

Se você também é louco por pizza e quer provar sabores diferenciados e feitos com ingredientes únicos (sem necessariamente se arriscar nas combinações cheias de esquisitices que são inventadas a cada dia), confira algumas pizzarias cheias de bossa e que servem muito além do mais do mesmo. Quer a boa notícia? Todas as casas desta seleção têm benefícios para os sócios ChefsClub!

Beckel’s Creative Pizza – O cardápio exclusivo dessa pizzaria de Salvador é cheio de sabores bem diferentes dos tradicionais e de misturas inovadoras, como a Ribs BBQ, de costelinha suína desfiada com molho barbecue, e a Sweet Pepper, de queijo brie, rúcula, geleia de pimenta e nozes. As pizzas de massa folhada também são um destaque, exclusividade da casa.

Rua das Rosas, 1, Pituba – Salvador

Marias & Clarices Beerpizza – Você pode escolher o sabor da massa a partir de três tipos de cerveja – IPA, Stout e Weiss (Pilsen). Dependendo da cerveja utilizada, os tons da massa poderão ser claros, escuros ou avermelhados, cada qual com seu aroma, sutileza e alma. O cardápio inclui 18 tipos de coberturas, entre clássicas e tradicionais. A cobertura Marias e Clarices é um dos carros-chefe, com figo, brie, pancetta e mel de laranjeira. E tem muito mais.

Rua Mourato Coelho, 1447, Pinheiros – São Paulo 

Pizzaria Juca Pato – são 3 tipos de pizzas: tradicional, de grão de bico (sem trigo) e vegana, com massas leves, saudáveis e nutritivas. Dito isso, é só optar por um dos 66 sabores de pizza salgada e 10 sabores doces (ou vários deles). Ah! O segredinho da pizza é que a massa é produzida 24 horas antes de servir, com fermentação feita naturalmente.

 Av. Rio Branco, 262, Centro- Florianópolis

Ella Pizzaria – A casa foi criada nos moldes das pizzarias de Nápoles e as pizzas são feitas com massa de fermentação espontânea com foco na maturação de, no mínimo, 48 horas. Você pode até não entender destes detalhes, mas sabe o que isso significa? Sabor diferenciado na sua mesa, com pizzas que têm recheios de comer rezando.

Rua Pacheco Leão, 102, Jardim Botânico – Rio de Janeiro

Mulino Pizzeria – A pizzaria mineira foi pioneira em servir pizza em fatia, para atender qualquer nível de fome. As redondas da casa são artesanais e irresistíveis. Difícil é escolher um sabor só!

Rua Sergipe, 1418, Savassi – Belo Horizonte

Dona Firmina – Na casa, a Itália é reverenciada tanto no uso dos ingredientes importados quanto na homenagem feita a algumas regiões da Bota. Mas são de Portugal, país de origem dos sócios, muitos produtos escolhidos para a receitas do cardápio. Esses sabores especiais proporcionaram fórmulas inéditas e muito saborosas.

Alameda dos Anapurus, 1491, Moema – São Paulo  

AINDA NÃO TEM CHEFSCLUB?  Faça parte do maior clube de benefícios em restaurantes do Brasil!

Comments

comments