Você já se questionou sobre o impacto que o consumo excessivo de proteína animal faz no mundo? A jornalista Ailin Aleixo percorreu pontos importantes desta discussão, e trouxe para o ChefsBlog algumas escolhas inteligentes da dieta Plant Based, já adotada por restaurantes badalados de São Paulo!


Dan Barber é o profissional da cozinha que mais admiro no planeta. Ele não é apenas um talentoso e premiado chef – à frente do Blue Hill Stone Barns, nos EUA -, como também é agricultor, pesquisador e escritor. Seu livro “O Terceiro Prato”, lançado em 2014, foi um alarme: nele, Barber traz evidências mais do que fortes sobre a necessidade urgente de mudarmos os paradigmas de nossa alimentação. Sai do prato imensas e cotidianas porções de proteína animal e os protagonistas passam a ser legumes, verduras, grãos, sementes, tubérculos, castanhas e nozes. Por que? Por que não há nada no cenário global atual que acarrete tão variados e profundos impactos ambientais e climáticos quanto o imenso consumo de carne.

A Taqueria La Sabrosa (SP) tem versões veganas e vegetarianas de tacos e quesadillas.

Plant Based e seu impacto positivo no mundo

O crescimento mundial da dieta plant based  – traduzindo do inglês, ‘baseada em plantas’-  não é moda: é necessidade, é consciência. É um abrir de olhos para o que nossas escolhas cotidianas acarretam.

Por exemplo:  

  • A população do planeta, em 2017, passou dos sete bilhões de habitantes. Segundo Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, em 2015, abatemos cerca de 70 bilhões de animais terrestres e mais de 2 trilhões de animais aquáticos para consumo humano. Para alimentar estes animais, são usadas aproximadamente dez vezes mais calorias do que as contidas em sua carne. Ou seja: a conta não fecha.
  • O setor agropecuário é responsável por mais de 80% do consumo global de água doce (um terço disso se destina a irrigação dos cultivos para ração).
  • Atualmente, cerca de 30% das áreas do globo livres de gelo são usadas como pastagem (equivalente ao tamanho da África)  e um terço dos 3 bilhões de hectares de terras produtivas da Terra são utilizadas para plantação de grãos destinados a ração de porcos, galinhas, vacas, ovelhas, cabras, peixes.
  • As criações intensivas, além de não oferecerem o mínimo de bem-estar animal, facilitam a proliferação de doenças e, sendo assim, os animais precisam tomar doses cada vez maiores de antibióticos.

Vinagrete de abacaxi com cebola roxa, gengibre e hortelã do Santinho (SP), da chef Morena Leite.

Trocas inteligentes (e deliciosas) para todos os paladares

Isso quer dizer que todo mundo vai virar vegano? Não, claro que não. Mas certamente quer dizer que precisamos pensar e agir mais enfaticamente sobre o que escolhemos colocar na nossa mesa. Que tal começar diminuindo o consumo de carne e alimentos derivados de animal e abrir-se a outros milhares de sabores possíveis?

Arroz, feijão e farofa.
Risoto de beterraba.
Salada de grãos com damasco.
Hommus.
Macarrão com creme de cogumelos.
Cozido de lentilhas.
Tabule de quinoa.
Nhoque de abóbora ao pesto.
Moqueca de banana-da-terra.
Lasanha de abobrinha.
Feijoada sem carne.
Croquete de pupunha.


Ninguém vai morrer por falta de proteína, prometo… Se você ainda não se convenceu, pense assim: essa diminuição vai gerar uma economia e, então, será possível comprar carne, ovos, queijos e leite de melhor qualidade, provenientes de produtores com práticas mais sustentáveis. Comer menos e melhor: melhor para você, para quem produz e para o planeta.

Como diz Dan Barber, “O ato transcendental da boa cozinha se revela mais do que apenas culinária. É também um ato ecológico”.


Confira aqui alguns restaurantes paulistanos que oferecem excelentes opções plant based:

Taqueria La Sabrosa

Rua Augusta, 1474 – Consolação
(11) 2925-6189
PARCEIRO CHEFSCLUB! Saiba mais

.


Simplesmente

Rua Mourato Coelho, 1008, Vila Madalena
(11) 3032-4532
.

.

Tubaína bar

Rua Haddock Lobo, 74 – Cerqueira César
(11) 3129-4930
PARCEIRO CHEFSCLUB! Saiba mais

.


Quincho Cozinha & Coquetelaria

Rua Mourato Coelho, 1140 – Vila Madalena
(11) 2597-6048
.

.

Fresh & Co

Rua Min. Jesuíno Cardoso, 235 – Itaim
(11) 2667-3876
PARCEIRO CHEFSCLUB! Saiba mais

.


Santinho

Praça Ramos de Azevedo, 1 (Theatro Municipal) – República
(11) 3222-1683
PARCEIRO CHEFSCLUB! Saiba mais

.


Casa Raw

Rua Doutor Franco da Rocha, 515, Perdizes
(11) 3969-1390
.

..


Veganize Pizzaria e Esfiharia

Rua Augusto Ostergreen, 354 – Penha de Franca
(11) 2687-0914.
PARCEIRO CHEFSCLUB! Saiba mais

 

Fotos: Reprodução Instagram


Ailin Aleixo é criadora do Gastrolândia, o maior e mais influente site de gastronomia e turismo gastronômico do país. A jornalista é também co-criadora do canal #PTDK, no Youtube, dedicado ao jornalismo gastronômico, e palestrante sobre o tema.


AINDA NÃO TEM CHEFSCLUB? BAIXE O NOVO APP E USE 1 MÊS GRÁTIS!

Comments

comments