Das maravilhas de poder viajar pelo mundo através de sabores inusitados, sem sair de casa! Dá pra ter essa sensação provando a gastronomia de diversos países, em restaurantes que oferecem cardápios super interessantes. Os fãs da culinária tailandesa que o digam: os temperos exóticos, que misturam doce, salgado, ácido e picante são uma porta de entrada para conhecer a cultura do país do sudeste asiático por aqui mesmo, pertinho de casa.

Se você pensa que a gastronomia thai se resume à comida de rua repleta de barraquinhas que vendem insetos no palito, como mostram filmes e documentários, está enganado. Por mais que esta seja uma característica forte da culinária local, muitos pratos incríveis vieram do país e a cultura gastronômica é bem forte por lá. Os tailandeses têm muito compromisso com a qualidade e a identidade gastronômica e, assim como na França, a comida é extremamente importante.

A culinária tailandesa

Foram séculos de história  para chegar à culinária atual da Tailândia. Os reis sempre primaram pela boa gastronomia e, por isso, os cozinheiros da realeza criavam milhares de receitas para seus convidados. Tinham que impressionar com uma comida refinada, elaborada e extremamente deliciosa. Essa cultura foi se replicando pelo país, que recebeu influências de outros países, como a China e a Índia, além de diversas etnias, tribos e povos diferentes que ali viviam.

Cada região tem suas particularidades, mas o arroz é sempre protagonista, em seus vários tipos. Além dele, a comida thai tem como ingredientes marcantes o coentro, capim cidreira, cúrcuma, alho, gengibre, pimentas, limão, ervas, etc. As ervas, aliás, são parte importante dos pratos. Seus aromas, fragrâncias e texturas são indispensáveis nas preparações tailandesas. Já o toque picante, tão característico dessa cozinha, é garantido pela pasta de curry, muito utilizada nas receitas.

A comida tailandesa é caracterizada pelo equilíbrio de sabores e aromas harmonizados através de técnicas apuradas, que resultam em uma infinidade de pratos marcantes e deliciosos. Entre os principais, estão o Paad Thai, um talharim de arroz servido com frango, e o Thom Kah Gai, uma sopa de frango com leite de coco.

Veja também:
Os melhores restaurantes franceses no ChefsClub
Os japoneses mais disputados do Rio
Restaurantes com certificação italiana

Onde encontrar o melhor da comida tailandesa

A comida tailandesa vem ganhando cada vez mais entusiastas no Brasil – muita gente jura que os melhores pratos vêm da Tailândia! Espalhados pelo Brasil existem restaurantes especializados em pratos típicos do país, ricos em temperos, peixes, legumes e verduras. E os sócios ChefsClub podem provar alguns dos melhores deles com benefícios exclusivos. Confira esta viagem pela gastronomia tailandesa:

Nam Thai – O restaurante está no charmoso bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, sob o comando do chef David Zisman, que viaja regularmente à Asia para trazer novidades tanto da Tailândia quanto de países como Vietnã, Camboja e Malásia para o cardápio. O próprio governo da Tailândia aprova as delícias da casa, já que ela possui o selo “Thai Brand”, por oferecer uma culinária autêntica e genuína. Outra chancela é o “Thai Select”, que seleciona os 250 melhores restaurantes tailandeses do mundo. O Nam Thai foi um dos três restaurantes na América Latina a receber o reconhecimento.

Rua Rainha Guilhermina, 95, lojas A/B, Leblon – RJ – USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Tomyam – Em São Paulo, uma ótima opção para quem quer mergulhar na cultura gastronômica tailandesa é o Restaurante Tomyam, na região dos Jardins. O nome é referência a uma sopa tradicional da Tailândia, mas a casa também serve pratos tradicionais indonésios e malaios. A experiência transporta os clientes para o sudoeste asiático em preparações com graus de picância que vão de pouco a extremamente picantes. Boa pedida para quem ainda não tem intimidade com os temperos mais fortes da região.

Rua José Maria Lisboa, 1065, Jardins – SP   USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Thai – Além dos sabores exóticos, o ambiente do restaurante também é uma viagem à Tailândia, com imagens de Buda e elementos que remetem à Ásia. A autenticidade é assunto sério na casa, tanto que vários dos ingredientes usados nas receitas são importados. Por lá você também pode escolher o nível de pimenta que quer no prato, adaptando o tempero ao seu paladar. Que tal essa imersão na cultura thai?

Alameda Julia da Costa, 870, Bigorrilho – CuritibaUSE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Mao Sut – Thailand Bar – Chegar ao Mao Sut é certeza de encontrar um clima descontraído e muitos pratos incríveis. A decoração rústica também é destaque no ambiente amplo, com muita vegetação e uma área externa aconchegante. O cardápio tem opções com a combinação perfeita de especiarias e a mistura de sabores característica da Tailândia, como o doce, o apimentado, o amargo e o salgado em doses perfeitas. Para combinar, uma vasta carta de drinks.

Rua Ramiro Barcelos, 1374, Independência – Porto AlegreUSE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Kea Thai – O restaurante é comandado por Mil Dellatore, chef com diversas experiências internacionais, como Paris, Austrália, Espanha e Tailândia. A paixão pela culinária, pelo povo e pela cultura tailandesa está presente no cardápio foi aumentada com as experiências vividas no país.

Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 Loja 116 – CuritibaUSE SEU CHEFSCLUB AQUI!

Thai Garden Asian – Uma versão do Thai, de Curitiba, na Praia Brava, em Itajaí. A casa explora a culinária tailandesa em um ambiente temático e sofisticado, em uma experiência sensorial que transporta o visitante para a atmosfera do país asiático. Todos os ingredientes e especiarias são importados e o restaurante possui várias opções veganas. O cardápio do Thai Garden Asian abrange também drinks variados e pratos da culinária tailandesa, famosa por ser saudável e utilizar ingredientes frescos, rico em especiarias e livre de sal.

Av. Osvaldo Reis, 3281, Sala 23 E 24, Praia Brava – Itajaí USE SEU CHEFSCLUB AQUI!

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments