O vinho português está entre os mais premiados do mundo. Mas você não precisa ser um sommelier para entender como é a produção no país ou escolher sua região produtora preferida. O ChefsBlog tá aqui pra ajudar! 


Portugal está cada vez mais na mira do turismo gastronômico, e boa parte deste prestígio vem das maravilhosas vinícolas espalhadas pelo país. Nos últimos anos, ele vem acumulando prêmios importantes do setor, como o World Travel Awards, considerado o “oscar” do turismo, e “rankings de vinho” como o Best of Wine Tourism, Great Wine Capitals, entre outros.

E por que o Enoturismo faz tanto sucesso na terrinha? Muitos especialistas apontam para uma matemática perfeita: clima, solo, variedade de uvas e profissionalização da atividade. Ou seja, Portugal leva muito a sério a produção vinícola e entende que é um importantíssimo motor econômico e turístico do país.

Mais de 2.000 anos de experiência em vinho no currículo

Lembra de todas aquelas civilizações que estudamos em História? Fenícios, cartagineses, gregos, romanos… Todos eles passaram por Portugal e deixaram um pouquinho de suas tradições no cultivo das uvas. O resultado foi um processo de fabricação único, que desde a época do Império Romano levou Portugal à exportação de seus “rótulos”. Com a evolução das demais nações, a fama dos vinhos portugueses também foi se expandindo para o resto do mundo.

Toda essa experiência da viticultura deu a Portugal outro título: a mais antiga região demarcada do mundo, no Douro, que foi uma delimitação jurídica das regiões vinícolas. É ali que são produzidos alguns dos vinhos mais requintados e exclusivos do planeta

Patrimônio Mundial da Humanidade

É importante entender a viticultura de Portugal. Primeiramente, o país tem duas regiões produtoras de vinho protegidas pela Unesco. Sim, são tão incríveis e relevantes para o restante do mundo que se tornaram Patrimônio da Humanidade! A região da Vinhateira do Alto Douro, onde é produzido o famoso Vinho do Porto, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.

A variedade de uvas é tão grande que o renomado guia The Oxford Companion to Wine descreveu Portugal como um “verdadeiro tesouro de castas locais” – são quase 300, o que coloca o país entre os 10 principais produtores mundiais!

Região do Alto Douro, Patrimônio Mundial da Humanidade

As uvas (castas) portuguesas

Talvez você esteja mais familiarizado com os nomes de uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot… E essa é uma grande discussão em Portugal, pois todas essas são castas estrangeiras, e Portugal tem suas próprias castas – não tão conhecidas. Outro ponto é que o vinho português não é conhecido pelo tipo de uva, e sim pela região produtora. Como cada região pode ter diversas uvas, ela é quem define o perfil de vinho produzido no local.

As principais regiões são: Douro, Alentejo, Bairrada, Dão, Minho, Madeira, Setúbal, Colares, Bucelas, Algarve e Carcavelos, praticamente todas certificadas com o DOC – Denominação de Origem Controlada, uma espécie de regulador da qualidade, com regras rígidas que limitam e fiscalizam a produção.

Adega da Cartuxa, umas das principais da região do Alentejo.

Os blends portugueses

E se cada região cultiva diversas castas, o resultado não poderia ser mais incrível: vinhos que misturam diferentes uvas, um blend único de cada local. Algumas das castas tintas portuguesas mais importantes são: Touriga Nacional, Baga, Castelão, Touriga Franca e Trincadeira (ou Tinta Amarela). Entre as castas brancas portuguesas, destacam-se: Alvarinho, Loureiro, Arinto, Encruzado, Bical e Fernão Pires.

Entre os principais vinhos portugueses estão:

– Vinho Verde – Típico da região do norte do país, de castas mais jovens. O processo de envelhecimento é, portanto, curto. Pode ser branco, tinto ou rosé.

– Vinho do Porto – O Douro é a mais antiga região demarcada de vinhos do mundo, e é de lá que vem o tão famoso Vinho do Porto. A paisagem das “Vinhas do Douro” é tão linda que, como falamos, é Patrimônio da Humanidade desde 2001.

– Vinho da Madeira – A Ilha da Madeira produz este vinho tão aromático, que já foi até usado como perfume nas cortes européias.

– Tintos, Brancos e Rosés (de mesa ou seco) – Praticamente todas as regiões cultivam uvas que se enquadram nestes tipos de vinho. Escolha a sua região preferida! Uma dica: os vinhos da região do Alentejo ganham cada vez mais prestígio no mercado – aliás é na região (uma das maiores de Portugal) que estão vinícolas concorridas no Enoturismo, como Adega da Cartuxa e Herdade do Esporão. O clima quente e seco do sul permite essa maturação perfeita das uvas.

– Espumantes – As regiões de Bairrada e Bucelas são referências na produção dos espumantes com aromas frutados, de excelente qualidade.

– Moscatel – É na península de Setúbal que são produzidos os deliciosos Moscatel de Setúbal, um vinho fortificado (similar a um licor), bem perfumado e característico dessa uva.

Mas afinal, como escolher um vinho português? O termo francês “terroir” define bem essa missão: se muitas regiões cultivam as mesmas uvas, então a grande diferença está no ambiente e nas condições de cada produção. Alentejo, Dão e Douro são as regiões mais famosas, mas não limite suas escolhas! Confira a denominação DOC, entenda se seu paladar pede vinhos mais frutados ou mais amadeirados, e não se deixe levar pelo preço: em matéria de vinho português, o mais “caro” não necessariamente é o melhor – há excelentes opções para todos os bolsos.


Separamos alguns dos nossos parceiros de culinária portuguesa para você vivenciar a experiência de desfrutar os melhores vinhos de Portugal sem sair do Brasil!

Adegão Português

Adegão Português – Rio de Janeiro

Rua Barão da Torre, 248 – Ipanema
Rio de Janeiro – RJ
(21) 3439-8879

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


Taberna da Esquina – São Paulo

Rua Bandeira Paulista, 812 – Itaim Bibi
São Paulo – SP
(11) 3167-6489

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


Bacalhau Vinho & Cia – São Paulo

Rua Barra Funda, 1067 – Barra Funda
São Paulo – SP
(11) 3666-0381

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


Bacalhau do Porto – São Paulo 

Rua Vergueiro, 8333 – Ipiranga
São Paulo – SP
(11) 

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


Camponesa do Minho – Curitiba

Rua Padre Anchieta, 978 – Mercês
Curitiba – PR
(41) 3336-1312 

DISPONÍVEL NO CHEFSCLUB! Veja no app


AINDA NÃO TEM CHEFSCLUB? BAIXE O NOVO APP E USE 1 MÊS GRÁTIS!

Comments

comments