umami

Você sabe para que existe o paladar? Tirando o fato de nos deixar viciados em comidas que não deveríamos comer, ele fornece informações para o nosso corpo sobre a qualidade, variedade e nocividade dos alimentos.

Todo mundo acha que conhece todos os tipos de sabores que existem, não é? Mas além do doce, salgado, amargo e azedo, existe o umami.

As sensações de doce e salgado estão localizadas na ponta da língua, a sensação de azedo nas porções laterais e a de amargo sobre a região posterior. Já sabia, né?

O umami

Mas e o umami? Umami é uma palavra japonesa que significa saboroso, apetitoso, delicioso e é percebido pela região central da língua.

Esse quinto sabor foi descoberto no início do século XX pelo cientista japonês Kikunae Ikeda, mas só foi reconhecido pela comunidade mundial no ano 2000.

Ele foi sentido pela primeira vez no dashi, um caldo típico da culinária japonesa composto de alga marinha, peixe e shitake (que está na foto aqui embaixo).

umami

O umami é responsável pela sensação de “água na boca”, gerando salivação, além de proporcionar uma sensação aveludada na língua e poder estimular a garganta.

As carnes (principalmente maturadas), aspargos, frutos do mar, queijos e cogumelos (champignon, shitake e shimeji) também oferecem esse tipo de gosto.

UAU! Agora é só ir correndo para um restaurante japonês  ou uma bela churrascaria.

Comments

comments